25 de outubro de 2012

Entrevista com Fernanda Belém


         
         Preparados para mais um papo gostoso?
Então pegue uma xícara de café, sente-se e sinta-se 
a vontade em nossa conversa com a queridíssima 
Fernanda Belém, Autora do romance 
que estou doida para ler "Louca por você".  
Há, vai conhecer também a sinopse do novo
romance "Ah, o verão".
Hoje o negócio está muito bom...
      
Quem é Fernanda Belém, como pessoa?
Começo as palestras dizendo que sou a jornalista mais tímida que existe por aí (risos!). Mas também sou tímida apenas nos primeiros cinco minutos, porque depois que começo a falar... aí ninguém me segura mais. Adoro conversar, descobrir histórias, conhecer pessoas. Já faz algum tempo que um amigo me descreveu de uma maneira tão fofa, que sempre que me fazem essa pergunta - "Quem sou eu?" - gosto de citar o que ele falou sobre mim: “Uma amiga que valoriza muitíssimo os vínculos que faz. Dá tudo de si para estar por perto, com toda sua energia vibrante e ardente. É uma menina alto astral, super otimista; não perde tempo na vida: parece que sempre está pronta para decidir aproveitar ao máximo as coisas. E tudo tá aí para ser curtido, transado, mas nada se entrega. Não importa, tem gente com a tenacidade à flor da pele, como a Nanda. Ela vai lá e agarra o que quer; colhe o instante e o transforma em pura energia de vida.”

Quando e como você percebeu a sua paixão pela escrita?
Desde sempre. Essa paixão pela literatura começou com o incentivo da minha mãe, que sempre lia para mim. Mergulhei nos livros ainda criança. Lia coleções inteiras de historinhas. Tudo isso me animava também para escrever. Além dos livros, também era apaixonada por teatro. Foi assim que escrevi a minha primeira história. Quando tinha oito anos, uma apresentadora de peças infantis divulgou um concurso de contos para ela contar em sua apresentação no teatro. Escrevi a história da "Bruxinha Capim Calabim". Ela foi selecionada e eu pude ver o meu conto ganhar vida no palco. Não teve mais jeito. O teatro, os livros e a escrita faziam parte de mim. Em tudo o que fiz ao longo da minha vida até hoje, essas três paixões sempre me acompanharam. Não me vejo fazendo outra coisa. Escrever - livros, crônicas no meu site de futebol, pensamentos - é o que amo fazer. 
  
De onde surgiu a ideia do seu primeiro romance?
Qual é a pessoa que não tem um primeiro amor inesquecível? As histórias são sempre diferentes umas das outras, mas que aquela primeira paixão marca para sempre, ninguém pode negar. O problema é que na maioria dos livros, tudo se resolve muito fácil. Todos os romances que leio, os amores acontecem e os problemas são resolvidos com o estalar dos dedos. Nada é complicado. Mas na vida real, não é o que acontece. Já vi muitas amigas sofrerem de amor. Já ouvi muitas histórias de paixões mal-resolvidas. Foi assim que a ideia do Louca Por Você surgiu. Pensei em escrever um livro de amor, mas com os pés no chão. Não escrevi um conto de fada, mas uma história cheia de sentimentos e de fatos que podem ocorrer no dia a dia de qualquer pessoa. Sei que cumpri o meu objetivo, pois desde quando o livro foi lançado, já recebi diversos e-mails de pessoas que nem conheço dizendo como tinham se sentido após a leitura. Até me emocionei com as histórias de algumas dessas pessoas, que diziam que o livro parecia ter sido feito para elas. Mas apesar de ser pé no chão, não é um livro pesado. Como a maioria das pessoas avaliam, o Louca Por Você é um livro carregado de todos os tipos de sentimentos e sensações. Divertido, emocionante, que dá raiva em alguns momentos e suspiros em outros. Todo mundo que ler, vai se identificar com algum dos personagens e das histórias vividas por eles.

Como foi o processo de publicação?
Essa é a parte mais angustiante de todas! Mas quando recebi o sim da Novo Século, foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Todo o processo depois do sim é delicioso. Fazer a revisão, a escolha da capa (fiquei emocionada quando recebi algumas artes para escolher. Não tive nenhuma dúvida quando olhei a que escolhi. Senti um frio na barriga inexplicável), aguardar a publicação e a primeira noite de autógrafos... Lembro que quando eu vi o meu livro na livraria, ao lado de todos os autores que eu admirava, fiquei emocionada demais. Foi um momento único e inesquecível. 

Você se identifica com algum personagem do seu livro?
Com todos(risos!)! Todos os personagens têm um pouquinho de mim. Acho que todo autor coloca um pouco da sua personalidade nos livros. Os filhos não são sempre parecidos com seus pais? Acho que é assim que acontece com o autor e seus personagens.   

Alguém não acreditou no seu talento, ou todos te deram a maior força?
Todos me deram a maior força. Sempre recebia elogios dos professores de português e redação na escola. Minhas amigas adoravam ler as minhas agendas. Pessoas que eu nem conhecia, elogiavam os textos que publicava no meu blog. Meus pais também sempre elogiavam tudo o que eu escrevia. E um dos grandes elogios que me motivou de fato a escrever um livro, foi no final da faculdade. Os professores que fizeram parte da minha banca na apresentação da minha monografia, elogiaram demais o texto do trabalho. Todos disseram que não era muito comum encontrar monografias com textos leves e gostosos de serem lidos e que era assim que eu tinha apresentado o meu trabalho. Foi um grande incentivo.

Qual o seu maior sonho?
Poder espalhar cada vez mais as minhas histórias para mais e mais pessoas. E, principalmente, fazer com que mais crianças e jovens descubram o gosto pela literatura. 

Conte um pouco sobre “Louca por você”... 
Renata é uma adolescente como muitas meninas na flor da idade: decidida, festeira e rodeada de amigas. E como tantas outras jovens, ela vive cheia de dilemas e passa por muitas confusões amorosas. De um lado a Renata tem como namorado o Rodrigo, aparentemente apaixonado, mas que não a faz mais sentir borboletas na barriga. Já do outro lado reaparece o Vitor, uma antiga paixão que reacende um sentimento que Renata não sabia que ainda existia. Vitor traz um novo brilho, muito mais intenso aos olhos de Renata. Mas como nada é perfeito, ele possui um defeito imperdoável: é comprometido.
Com o coração dividido, Renata usa a internet como aliada. São páginas e mais páginas de e-mails enviados e um mundo virtual cheio de emoções, paralelo ao real, que se mostrava bastante tedioso. Declarações, brigas, promessas, sonhos e muita, muita emoção marcam cada página dessa história. Quem não tem um amor do passado que nunca foi embora de verdade?
Rodrigo ou Vitor? Passado ou presente? Nem mesmo com a ajuda das melhores amigas, Renata consegue responder a essa pergunta objetivamente. E no meio de toda aquela confusão sentimental, Renata descobre que Vitor está com uma viagem marcada para os Estados Unidos com a namorada, a Tatiana. Seria um aviso do destino para que ela se afastasse? Ou um sinal de que deveria correr atrás daquilo o quanto antes?
Será que todos esses encontros e desencontros terminam com um gosto amargo ou com um final feliz? Cheia de dúvidas, medos, risadas, amizades, descobertas, coragem e amor, Renata procura agir seguindo o coração e espera que a decisão tomada seja o desfecho certo para a solução de todos os problemas.

Já tem idéia de mais livros em mente?
Sim! Já escrevi o segundo e o terceiro está quase finalizado. O segundo livro é bemmmmmmm fofinho! Sabe aqueles romances doces, leves?! É assim. Quem quiser conhecer a sinopse de "Ah, o verão":

"Férias! Camila estava preparada para curtir com todas as suas amigas o verão. Festinhas, clube, praia, churrascos... Muitas programações estavam sendo feitas para aquele período tão aguardado. Além de tudo o que  janeiro prometia, Mila também não queria perder a oportunidade de conhecer melhor o menino que tanto gostava. Durante todo aquele ano, ela havia tentado de tudo para chamar a atenção do rapaz. Mas fracassou em todas as tentativas.

Rafael era um dos garotos mais bonitos do segundo ano e não dava muita bola para a Camila, principalmente por ela ser mais nova. Mas naquelas férias, sem uniforme e com seus quinze anos – finalmente – tendo chegado, ela acreditava que aquele cenário poderia mudar.

Mas como nem tudo são flores, a mãe de Camila já tinha outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios.

Além de não poder colocar em prática todas as coisas que havia pensado em fazer para conquistar o coração do Rafael, Mila também teria que conviver com uma menina que era o oposto de todas as suas amigas: a Juliana.

Arrasada, Camila foi para Búzios acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que pudesse se surpreender tanto.
O que aquele verão reservava para ela?

Novas amizades, calor, praia, risadas, micos e muitos, muitos frios na barriga.

Quem nunca viveu um amor de verão poderá descobrir com a Camila como é passar por essa experiência que tem cheirinho de protetor solar, gosto da água salgada do mar e que dá vontade de viver de férias para sempre. Quem sabe como é sentir tudo isso, com certeza terá prazer em relembrar daquele pôr-do-sol e daquelas noites estreladas de um verão qualquer.

Apaixone-se!"
  
Deixe uma mensagem para aqueles que estão em busca de seus sonhos.
Nunca desistam de nada. Todo mundo precisa enfrentar dificuldades e obstáculos para conseguir realizar seus sonhos. Quando as coisas acontecem com muita facilidade, não deixam a conquista com um sabor tão especial. Precisamos lutar e acreditar sempre. E trabalhar muito!!!

Conheça as redes sociais da autora
Twitter: @nandabelem
Skoob: Ah, O Verão - http://www.skoob.com.br/livro/259113
            Louca Por Você - http://www.skoob.com.br/livro/186949-louca-por-voce


Nenhum comentário:

 renata massa