17 de outubro de 2012

Entrevista com Renata Martins

          Persistência, força e honra. 

        Essas são algumas das palavras que podemos descrever da autora que vamos conhecer hoje. Leia a entrevista e saberás o por que.
        Deus honra seus filhos e Ele tem feito isso na vida desta grande mulher e eu estou muito feliz por tudo o que está acontecendo em sua vida. Deus é fiel gente!!!

Sente-se no sofá e fique a vontade para participar desta conversa.

Adolescente
.Alguém te entende
Quem é Renata Martins?
Pergunta difícil!!! Falar de mim mesma é um pouco difícil, o que soa um pouco irônico, já que meu livro fala muito a meu respeito. Mas vou tentar resumir um pouco, sou uma pessoa temente a Deus, evangélica, mãe de uma menina linda que é o meu presente de Deus – Nicolle, esposa, filha, irmã, amiga, sensível, tímida, que busca levar o amor de Deus por onde passa.

Como começou a escrever?
Escrevo desde adolescente, como sempre digo, sou muito tímida e escrever era a melhor forma de expressar meus sentimentos. Escrever para mim era um desabafo, uma diversão, os sentimentos que não conseguiam ser ditos viravam poesias, cartas, diários, enfim... eu amo escrever. Mas apenas no início do ano decidi que me tornaria uma escritora, efetivamente, embora não imaginasse que realmente daria certo.

Como surgiu a ideia de escrever esse livro?
Depois que minha filha nasceu, resolvi me dedicar inteiramente a ela. Não queria um trabalho que me deixasse fora de casa, horas no trânsito e precisasse deixar a Educação de minha filha nas mãos de outra pessoa, ou de uma creche (não que ache errado), mas ser mãe sempre foi um desejo e cuidar da minha filha é o meu maior prazer. O que acontece é que a sociedade de hoje não está mais acostumada com mulheres apenas mãe e dona-de-casa. Sofri certo preconceito por isso. Muitas pessoas não entendiam, e algumas vezes até me magoavam dizendo que eu não queria trabalhar, que eu jamais seria nada em minha vida. Mas eu queria, queria muito. No entanto a minha filha era, é e sempre será minha prioridade. No início do ano de 2012, uma pessoa me disse uma frase que doeu bastante. E de repente, como quando adolescente, que escrevia quando estava triste, comecei a escrever. Falei para mim mesma, eu vou escrever um livro, um livro para ajudar as pessoas, e está será minha profissão, e ai sim, poderei conciliar com o meu papel de mãe. Iniciei então o meu primeiro livro – ADOLESCENTE ALGUÉM TE ENTENDE. E hoje tem sido uma benção em minha vida e de outras pessoas.


Fale um pouco mais sobre ele...
ADOLESCENTE – ALGUÉM TE ENTENDE, é um livro motivacional. Através de situações que passei em minha vida desde a época de adolescência, que envolvem o primeiro amor, família, amigos, estudos, Deus. Chamei o título para os adolescentes, como um incentivo à leitura para este público. No entanto, é um livro para pais, mães, jovens, um livro para a família em geral, que ajuda a entender o que esta fase representa. Entender que por mais que as pessoas não entendam o que passamos ou sentimos, independente da época, idade ou situação por que passamos existe alguém que nos entende.

“E quando passar pela sua cabeça que ninguém lhe entende, que ninguém sabe o que está sentindo ou passando, que ninguém nunca sofreu como está sofrendo, lembre-se sempre: ALGUÉM TE ENTENDE.” (pág 65)

Você se identifica com algum personagem do seu livro?
Na verdade o meu livro não tem personagem, a menos que eu possa ser considerada a personagem principal (risos), já que falo muito de fatos que ocorreram comigo mesma.

Como está sendo a aceitação?
Tenho me surpreendido, pois não imaginei que seria tão aceito como está sendo. Mas o mais importante é quando algumas pessoas que leram o livro me dizem como mudou alguns sentimentos e situações dentro delas. Pois esse é o meu desejo, edificar vidas, mostrando a minha verdade. Estou muito feliz com tudo o que tem acontecido em minha vida, e tudo isso atribuo a Deus.

Como você vê os adolescentes em relação a literatura?
Confesso que me surpreendi também com isso. Tenho visto muitos adolescentes interessadíssimos, leitores assíduos, blogueiros, que amam mesmo a leitura. E isso me deixa muito feliz. É claro que ainda não são maioria, mas tenho certeza de que já é um começo, tenho certeza de que se incentivarmos a leitura aos nossos adolescentes, o nosso país pode mudar, e muito.

Qual a maior dificuldade na vida de uma escritora?
Acredito que os escritores precisam ser mais reconhecidos e respeitados. Mas acho que isso também está começando a mudar. Agora uma grande dificuldade que eu, particularmente estou tendo, e é muito séria, já que adoro fazer isso é: DORMIR (risos), é incrível como a inspiração para escrever seja sempre à noite, o que me faz dormir algumas vezes às 4:00 ou 5:00 horas da manhã. Mas a sensação de dever cumprido supera tudo, menos as minhas olheiras (risos), mas pra isso existe maquiagem, não é mesmo!?


Como foi o processo de publicação do seu livro?
Depois que escrevi o livro comecei a enviar para as Editoras. Mas como escritora iniciante os valores cobrados eram muito altos, e eu infelizmente não podia arcar. Foi então que uma gráfica me ensinou o "caminho das pedras" para fazer uma publicação independente. E então comecei a organização e publicação. Um pastor muito amigo, que é o tema inclusive do meu segundo livro, foi o meu patrocinador, e acreditou no meu sonho. Me ajudou em tudo para publicar e realizar o sonho de publicar o meu livro. Consegui uma livraria num Shopping que aceitou fazer o lançamento e vender o livro. É claro que a divulgação e a venda de autores independentes é meio complicada no início, ainda preciso vender muito, mas tenho certeza de que estou no caminho certo. Depois dessa maratona para publicação e realização de um sonho, meu marido e eu montamos uma pequena Editora que ajuda a publicar livros de autores independentes e eu faço a transcrição e adaptação de pregações para livros. Deus tem abençoando e creio que seja apenas o início. Agora, em breve estarei numa Editora grande, estou em processo de assinatura de contrato, por isso não posso contar, mas assim que tudo for concretizado, e caso seja a vontade de Deus, conto pra todos vocês.

O que está achando da literatura nacional nos últimos tempos?

Acho que está crescendo e crescerá ainda mais, os escritores nacionais estão sendo mais reconhecidos e respeitados. E tenho certeza de que é apenas o começo.

Deixe uma mensagem para aqueles que estão lutando por seus sonhos.
Sonhar... para mim é fundamental. Não podemos deixar de sonhar jamais, é isso que nos sustenta, nos motiva. É claro que, algumas vezes nossos sonhos parecem impossíveis. As pessoas não acreditam, e algumas vezes nem nós mesmos acreditamos que o sonho irá se realizar, e ai surge o desânimo, que as vezes nos faz parar em meio ao caminho.
Mas não se permita parar, não podemos jamais perder a fé, a esperança. Não olhe para o tamanho da dificuldade que terá de enfrentar para alcançar o seu sonho, não olhe para as pessoas que não acreditam em você. Olhe para o seu alvo, nunca desista. Eu tenho certeza de que você vai conseguir. Tenha fé que o impossível aos seus olhos, se tornará possível.


Quais são as redes sociais que tem?

Facebook - https://www.facebook.com/renata.martins.587

Fan page do livro -https://www.facebook.com/AdolescenteAlguemTeEntende

Blog – http://escritora-renatamartins.blogspot.com.br/

Skoob - http://www.skoob.com.br/livro/251525


Onde pode ser comprado esse livro?

Entre em contato conosco pelos telefones (21) 9922-9048 ou 8196-5926. 
Via e-mail ou redes sociais, e na Livraria Gutemberg no 
Shopping Boullevard SãoGonçalo – RJ
Enviamos para qualquer lugar do país.

Agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre mim e meu trabalho. Fiquem com Deus!




2 comentários:

Julini disse...

Renata..... trabalho lindo o seu! Que o Senhor continue lhe usando como vaso nas mãos Dele!
Que seu propósito seja sempre influências vidas!

E Joyce obrigada por nos permitir conhecer e reconhecer o trabalho de tantos autores capacitados!

Fiquem com Deus!

Pri disse...

Que bênção! Amei a entrevista! Deus abençoe que ela venda muitos livros e assim venha edificar muitas vidas!

 renata massa