15 de janeiro de 2013

Dicas para novos escritores!

Bom dia leitores. Tudo bem com vocês? Sou a Pamela, blogueira e professora das línguas portuguesa e espanhola. A partir de hoje vou aparecer aqui uma vez por semana para dar dicas de como escrever melhor, com base em nossa língua materna. Vou também dar pequenas explicações sobre os diferentes tipos e gêneros textuais.
Para começar com o pé direito, trago um pequeno quadro sobre o que é um texto poético e quais os tipos de sentidos empregados. Na semana que vem, o que é sujeito e quais são seus tipos será abordado no quadro “Gramática Viva”.
Vamos conferir? Espero que gostem e deixem nos comentários sugestões para a melhora da coluna!


Um texto pode ser escrito em prosa (em linhas contínuas e parágrafos) ou em versos (em linhas mais curtas dispostas de forma a conferir ritmo ao que é escrito).
A linguagem poética é caracterizada pela subjetividade (expressão de emoções e sentimentos), pela polissemia (múltiplos significados) e pelo uso de recursos sonoros, como ritmo e rima. Pode ser usada em textos em versos (poema) ou em prosa (prosa poética).
O significado das palavras pode ser explorado de duas diferentes maneiras. Elas podem ser empregadas em sentido literal ou em sentido figurado. Veja:

Denotação: é o emprego das palavras em sentido literal, objetivo.                                         Conotação: é o emprego das palavras em sentido figurado, subjetivo, determinado pelo contexto.

Nenhum comentário:

 renata massa