29 de janeiro de 2013

Textos narrativos


      Olá gente! Hoje fiquei no lugar da Pamela por causa de alguns imprevistos,                                                      mas semana que vem ela já estava de volta. 

        Então vamos aprender um pouco sobre os tipos de textos narrativos.

   Lembrando que foi tirado da Wkipedia. Todos os direitos são deles.

   Até pensei em resumir e tal, mas gostei das informações contidas e achei todos os detalhes importantes para aprendemos ainda mais.

  • "Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.
  • Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
  • Epopeia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo. Três belos exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero.
  • Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.
  • Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, curta, engraçada e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão.
  • Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.
  • Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanísticofilosóficopolíticosocialculturalmoralcomportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico."

Fonte :Wikipedia

2 comentários:

denise beliato disse...

é muito bom aprender um pouco mais :)

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Ahh muito rico em informação! gostei!

 renata massa