8 de fevereiro de 2013

Resenha A Rainha da Primavera - Karen Soarele


Por Graci Rocha

 Sinopse - A rainha da Primavera - Pergaminhos Perdidos de Myríade 

Autora - Karen Soarele

"Em um reino em decadência, um guerreiro em busca de redenção e um conselheiro real trilham uma jornada para encontrar a princesa há muito tempo desaparecida. Flora, que foi criada em uma ilha remota, é surpreendida ao ser confrontada com seu passado. Mas, no fundo de seu coração, ela sabia que a vida lhe reservava uma grande aventura, além do Mar Eterno. Escoltada pelos dois forasteiros, ela partirá à procura de respostas sobre sua origem, embarcando na maior aventura de sua vida. E o que vai encontrar mudará não só sua relação com o universo, como também o destino de toda uma nação. Porém, é necessário cautela. Os perigos rondam à noite e os estandartes inimigos se aproximam."


Como já mencionei nos posts do Blog Palavrinhas sou bastante critica quanto ao que leio e principalmente quanto ao que escrevo... salvo aqui é claro que as vezes deixo umas bobagens surgirem, aflorando La no fundinho da mente e tomando conta da tela, depois que isso acontece não tem mais volta, o negocio é deixar rolar... Enfim, tirando esse tipo de situação, procuro sempre ler aquilo que realmente é bom, por que como qualquer pessoa, como qualquer leitor que se preze não continuo uma leitura que não me prenda. Portanto me dou ao luxo de apontar o dedo e escolher a minúcia do que vou ler.

A primeira coisa que me chama atenção é a imagem da capa, admito que já comprei muitos livros dessa forma e quase nunca me arrependo. Salvo exceções é claro. Depois que pego o livro na mão e dou aquela olhada por cima, admirando o nome, o autor, e os detalhes da bendita capa, procuro alguma referência e confesso que detesto quando não encontro ao menos um trechinho da história pra me dar uma noção. Depois de namorar o livro e me sentir atraída por ele, começo a trajetória tradicional de um leitor... Começo a ler hehehehehe

O livro e o autor para que se tornem referências precisam de qualidade e isso é indiscutível. É preciso que a narrativa tenha uma boa fluência e seja voltada ao publico que quer atingir, ou seja, ter um linguajar de acordo com sua massa de leitores.
Já mencionei algum tempo atrás um livro de fantasia infanto-juvenil que me chamou atenção e me senti culpada em não fazer uma resenha mais focada, mais direcionada a história, então, compreendidos os aspectos que analiso na trama vamos ao que interesse.

O livro a Rainha da Primavera de Karen Soarele é um livrinho bem curtinho, de oitenta e poucas paginas que fica disponível no site dela. Descobri por acaso e comecei a ler mais por curiosidade do que pela capa, que só tem uma jovem. Imagino que seja a protagonista Flora.
Flora é uma jovem que vive em um reino mágico, entediada. Com as descrições do livro sobre sua aparência e sobre um brinco que não para em sua orelha imaginei algo meio que semelhante àqueles duendes de desenho animado, pois ela tem a pele esverdeada e orelhas pontudas. Tudo parece uma verdadeira chatice, até que o misterioso Dimitri (ai está um nome que gosto e uso nas minhas criações) e o posterior traidor Nathair aparecem por lá. Ela parte em viagem com eles, por um motivo que não
vou contar (hehehehe) e no meio do caminho até sua casa, em um reino chamado Amitié (Tradução Francês = amizade) passam por uma série de aventuras e perseguições.
Tendo em vista o Dimitri é um gatão e passa boa parte da trama salvando a pele da coitada, que a essa altura já tem a aparência da capa do livro, é bem gostoso como ele tem uma personalidade forte e muito masculinizada, de pouca paciência para preâmbulos, vocação para herói e uma preocupaçãozinha quanto a ela. E ele a acha bonita... Será que já to vendo tudo. Ah e ele é um príncipe ainda por cima...
Ao passo que a história decorre fui conseguindo visualizar bem o cenário e me acostumei a velocidade da narrativa.
De uns tempos pra cá decidi que não gosto nem dos livros exageradamente detalhados, como uma grande soma dos clássicos (atuais e velhos), tampouco me atraem os livros vagos demais que esperam que eu imagine absolutamente tudo. Portanto acho que a narrativa de Karen Soarele está bem atual, envolvente e em processo de amadurecimento.
Tem uns detalhezinhos que eu apreciaria que fossem mudados, coisas que são absolutamente irrelevantes, levando em conta que a maior parte do público alvo dela são os jovens, principalmente porque os jovens tem pressa, e a pressa de que se desenrole a trama de forma que possam depois de ler ir para a internet, tagarelar no msn. (hehehehe)
Voltando rapidamente a história, de certa forma, pela agilidade da narrativa eu o vi como um filme, que tem cortes indo de cena em cena, em alguns momentos eu não gosto disso, acho que fica faltando, por exemplo saber como entraram no tal lugar para raptá-la, ou como Dimitri os encontrou, salvando-a em meio a uma porção de efeitos visuais que me deixarem bem satisfeita.
Gosto da ideias das chamas tentando acerta-los e da forma como o herói bonitão estrategicamente foge delas... ah! Não contei, tem chamas por tudo quanto é lado. E eu gosto da batalha no salão dos quadros, de como os soldados se tornam leais e como se desenrola a trama... Com um mal feitor que realmente me faz sentir um arrepio correr pela espinha ao imaginar uma voz grave e malévola. Uma batalha que encheu meus olhos, numa espécie de projeção das cenas e me prendeu atenção. Depois que nos adaptamos ao ritmo da trama da autora é fácil se entregar e se prender e o final só lendo... Mas para dar um gostinho... Quem resolve o problema é um ventinho, sim um ventinho...
Leiam é uma história deliciosa.

Site da autora

Um comentário:

Karen Soarele disse...

"Dimitri é um gatão e passa boa parte da trama salvando a pele da coitada, que a essa altura já tem a aparência da capa do livro, é bem gostoso como ele tem uma personalidade forte e muito masculinizada, de pouca paciência para preâmbulos, vocação para herói e uma preocupaçãozinha quanto a ela."

Oi, Joice!!
Fiquei tão emocionada lendo essa parte da resenha! Aliás, lendo ela inteira!!! As partes que você gostou me deixam empolgadíssima, e os detalhes que não gostou (graças a Deus são poucos), fazem com que eu me esforce a cada dia mais!

Puxa vida, é impressão minha ou até agora eu não divulguei essa resenha no Twitter? Atrasadinha, hein... Vou fazer isso já!

Beijão!
Karen Soarele

 renata massa