9 de agosto de 2013

Resenha A última música - Nicholas Sparks

Sinopse - A Última Música - Nicholas Sparks

Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração. 

A história

Ronnie e seu irmão Jonah vão passar as férias de verão pela primeira vez com o pai, que mora numa praia.

Ronnie é totalmente contra passar as férias na companhia do pai. Há três anos não fala com ele e desde então virou uma garota revoltada, embora no fundo tem um coração de ouro.

Por mais que ela tente afastar-se de seu pai ele a surpreende com o seu jeito de ser, simples, contido, não repreendendo-a em tudo o que faz. Aos poucos ele consegue resgatar o amor da filha de volta.

Conhece Wil de uma maneira não muito legal, e quando percebem se vêem mais algumas vezes – sem querer. Mas o comportamento dela o fez ficar intrigado. Ela é diferente de todas as outras e então por mais que Ronnie não queira – no começo -  ambos acabam se tornando amigos, e muito mais que isso. De uma forma inesperada, um compreende o outro, e até o simples fato de passear pela praia em silêncio, mas com a companhia um do outro, faz bem para ambos, de uma forma surpreendente.

Mas como nem tudo na vida é rosas, Ronnie acaba se metendo em confusão por culpa de sua nova amiga que morre de ciúmes por seu namorado ficar interessado nela.

Quando as coisas estão para se resolver, descobre algo que tira seus pés do chão. Seu pai está doente, e não há nada que possa fazer. Sentimentos vem à tona e mais novos segredos são revelados deixando Ronnie totalmente perdida em relação a sua mãe e Wil.

Mas ainda há algo que ela pode fazer pelo seu pai. Terminar a última música que ele estava compondo, que acabou se tornando a última músicas deles – pai e filha. Então a ligação pela música que um dia ambos tinham e que era tão forte, penetra no coração de Ronnie e então ela faz de tudo para trazer seu pai do hospital – correndo contra o tempo – para ele ouvir a música deles antes que parta.

O que achei

A história é realmente linda e tocante. O autor narra em terceira pessoa, mas de uma forma peculiar. 
Dando a atenção para todos os personagens principais, fazendo-nos conhecer um pouco mais da suas complexas histórias, trazendo coisas profundas à tona quando menos esperamos.

A forma como escreve é tranquila, colocando detalhes tanto no sentido físico, como – principalmente – no emocional. Isso nos deixa mais tranquilos quando lemos. Por que dá tempo para você pensar e analisar a história.

Confesso que em dois momentos lágrimas vieram em meus olhos fazendo-me compreender a tristeza dos personagens em certos momentos.

Capa

Linda, ainda mais que é os mesmos personagens do filme.

Resultado

Um livro tocante, impressionante que nos faz pensar e refletir, não apenas sobre a família, mas também sobre sentirmos a presença de Deus, algo que o pai de Ronnie  tanto procurou, e só depois quando estava quase morrendo percebeu que a presença de Deus está em todo o lugar.


Nenhum comentário:

 renata massa