17 de janeiro de 2014

Resenha O caminho para casa

O Caminho Para CasaSinopse - O Caminho Para Casa - Para Uma Mãe, a Vida Traz Uma Série de Escolhas Difíceis - Kristin Hannah
Durante 18 anos, Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude. Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quandoZach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.
Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.
Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam.
Então a vida dá uma guinada, levando os personagens a viver sentimentos intensos – amor e ódio, culpa e perdão – que qualquer um de nós poderia experimentar. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências – e encontrar um jeito de esquecer ou a coragem para perdoar.
O caminho para casa aborda questões profundas sobre maternidade, identidade, amor e perdão. Comovente, transmite com perfeição e delicadeza tanto a dor da perda quanto o poder da esperança.

Com 14 anos Lexi finalmente encontrou um novo lar. Depois de passar anos passando por famílias para ser adotada, encontraram uma tia sua, que até então nem sabia que existia. Sua mãe morrera há 3 anos por uso de drogas. Desde a infância a vida de Lexi não fora fácil. Nunca sentiu o que era realmente ser amada, o que era realmente alguém a querer. E esse sentimento ficou com ela por muito tempo, até que encontrou nos braços simples da tia aquilo que tanto sonhara, um lar, uma família, o amor.
Mas não foi só nos braços da tia que encontrou isso... Em seu primeiro dia de aula, em sua nova cidade, de forma tímida, acabou se tornando a melhor amiga de Mia, uma adolescente que vive se escondendo dos outros, criando o seu próprio mundo solitário.
O que Lexi não esperava era que ela fosse irmã gêmea de Zach, o menino que a defendeu em seu primeiro dia de aula, e de maneira misterioso descobriu que sentia algo por ele, mas mantinha isso escondido, à sete chaves.
Lexi conheceu os pais dos irmãos gêmeos, e se encantou, encontrou neles uma família que transmitia amor por todos os lados. E com o tempo passando ela os amou, e eles à ela. Eram mais que a família da sua melhor amiga, se tornara a sua família. No dias das mães Lexi sempre comprava dois cartões, um para sua tia e outro para Judite, mãe dos gêmeos. A única coisa um pouco estranha, era que Zacc de alguma forma ficava longe dela, ela percebia que ele não gostava dela.

Três anos se passaram. Estavam no último ano do ensino médio. Tempo de festas e mais festas, de visitas às faculdades. E com isso Judite se desesperava. Apesar de ser uma mãe maravilhosa e super protetora, como iria tomar conta dos filhos naquela idade? As coisas não eram mais como antes, agora eles tinha carro e iam às festas, com a permissão dos pais, claro.
Então algo surpreendente acontece, Lexi descobre que Zach gosta dela, assim como ela há 3 anos esconde esse sentimento. Zach também escondia. E a primeira vez que ele a beija, ela se surpreende com a força do amor, se sentia amada de uma forma que nunca sentira. Então ela chorou naquele primeiro beijo, naquela demonstração de amor. Ela era frágil...  mas muito forte!
Eles tinham medo de Mia, irmã gêmea de Zach e sua  melhor amiga, ficar chateada e pensar que ela esteve todo esse tempo com Mia apenas por interesse, como já aconteceu com outra amiga sua.
Mia e Zach começaram a se encontrar todas as noites, embora Lexi não gostasse de esconder isso da amiga. Eram mais que melhores amigas, eram como irmãs. Sentia um amor forte uma pela outra, assim como os irmãos gêmeos.
Depois de 3 semanas, a verdade foi revelada, Mia não gostou da mentira, ficou magoada, mas depois de algum tempo compreendeu e aceitou que o irmão e a melhor amiga ficassem juntos. Aqueles meses foram maravilhosos. Os três eram inseparáveis, se amavam cada vez mais, mas então surgiu o futuro em suas mãos, a faculdade distante que os irmão iriam no próximo ano.
Mas então algo trágico aconteceu e mudou toda a história, todos os planos que os amigos e sua família tinha... Tudo mudou... Então de repente o amor pareceu se acabar. Tudo era cercado de dor e lamento, e culpa... culpa... e então aquela família cheia de amor se desfez, o amor de Lexi e Zach ficou estranho. Então Lexi tomou uma decisão que mudaria toda a sua vida. Não suportava tudo aquilo.
Será que a família um dia se perdoaria e a perdoaria? Lexi e Zach conseguiriam passar por tudo isso? Depois de cinco anos longe, será que ainda se amavam?

Fiquei realmente surpresa e maravilhada com essa história. Ela começa de maneira simples, falando de Lexi e seu drama em relação a nunca ter tido uma família, uma mãe que sentisse que a amasse.
Do outro lado está Judite, uma mãe que sabe demonstrar amor e faz de tudo pelos filhos.
Essas duas histórias se mesclem de maneira maravilhosa. A amizade entre seus filhos e Lexi é realmente muito profunda.
A autora nos leva e sentir a dor da perda, a dor da rejeição e o quanto os pequenos detalhes da vida podem mudar uma pessoa, para melhor, ou pior. Houve muitas partes em que fiquei emocionada e me perguntando, até quando essa dor duraria? Fiquei torcendo de uma maneira profunda para que Lexi e Zach se entendessem, se perdoassem... Eles precisavam um do outro.

A narração está em terceira pessoa, e a autora nos faz emocionar e nos arrebatar para uma história de vida, uma história surpreendente, marcado pelo amor, perdão e recomeço.

Tenho certeza de que você não vai se arrepender. Uma história que vale a pena ler!

Nenhum comentário:

 renata massa