10 de setembro de 2015

Dicas para Escritores Parte 2 - ''Coerência''





Oi queridos leitores! Como vão?
Estava pensando e repensando sobre o blog, realmente quero continuar a mover esse blog, com mais post durante a semana, estou com algumas ideia e pedindo a Deus direção à respeito. Com isso, decidi fazer os posts com tamanhos menores (divido) e postar mais vezes. Creio que desse jeito é até melhor de acompanhar, porque convenhamos (e eu sei) que eu falo demais u.u haha
E o que temos pra hoje?? (suspense) tchantchamtcham Estou voltando com a dica para leitores. Se você estava esperando e pedindo por ela, ela chegou.. ^^ haha

Vamos as dicas de hoje?

Coerência

 É muito importante que seu texto faça sentido para a pessoa que está lendo. Começar uma frase e tomar outro rumo, não é legal! O leitor se perde e não entende nada. Ex: ''Cheguei e me deparei com uma figura inesperada, me assustei. Eu era uma pessoa incrivelmente assustada, ainda que eu não desejasse ser assim , eu continuava sendo, o tempo todo. Talvez eu tenha herdado isso.''  E aí começa falar de quem herdou, se perde e não volta ao ponto onde estava. Na verdade até esquece, de tanta coisa que ele fez uso no lugar inadequado. Aí continua: '' entrei e fui tomar um banho, me preparei para dormir'' e o leitor fica assim: '' o quê? como assim? o que ele viu?''. Perde o mistério do momento. É tenso! Jamais faça isso! 

Repetir a mesma coisa várias vezes como se estivesse tentando fazer o outro entender o que quer dizer, você fez isso errado novamente. Apenas escreva de forma objetiva. não tente enrolar o leitor. Escrevendo uma montoeira de frases com palavras diferentes, mas que tem o mesmo sentido. Perde a graça! Você está escrevendo um livro e não tentando convencer alguém sobre algo. O leitor vai ler as suas palavras, mas ele vai entender da maneira dele, é a perspectiva dele, é a fantasia dele. Ele vai enxergar o mundo no livro da maneira que ele gostaria, da forma que ele quer. Deixe o seu leitor sonhar um pouco!

Evite usar as mesmas palavras várias vezes, fica chato! Ex: ''Ele viu a lua tão bonita e brilhante lá no céu,  ele  então decidiu voltar a vê-la novamente , mas aí ele sabia que para vê-la então ele teria que ...'' e por aí se vai. Fica cansativo e novamente sem sentido. Se você está escrevendo um texto que use muitos ''então'' pesquise sinônimos. Ex: Portanto, assim,pois, por isso, etc. Atenção é tudo!

Domine o tema sobre o qual está escrevendo para não cometer erros bobos. Mostre que você está por cima no assunto. Está escrevendo sobre o mar? Pesquise, se informe à respeito, veja o mar. Tente descrever ele de forma peculiar, com emoção, do seu jeito. Dessa forma, quem ler vai sentir o mesmo que você. Antes de tudo..Se apaixone por aquilo que está escrevendo!


Então queridos por hoje é só.. Já estou avistando o fim de semana.. haha
Boa quinta para vocês!!! See you :*

Um comentário:

Ana Karla disse...

Arrasouuuu Gata!!!!! Amei as dicas e concordo!

www.byanak.com.br

 renata massa